“SEMANA CULTURAL – MS EM CENA – 8.ª REPRESENTAÇÃO” COMEÇA HOJE EM TRÊS LAGOAS COM ESPETÁCULO DE BELO HORIZONTE/MG

Antes ocorrerá a cerimônia de Abertura do Evento às 19h30min no Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Foto da Apresentação do espetáculo “O LUSTRE” do Grupo Oriundo de Teatro de Belo Horizonte/MG
Terá inicio hoje, 14 de novembro, sexta-feira, em Três Lagoas “Semana Cultural – MS EM CENA – 8.ª Representação”, que será realizado até o próximo dia 23/11 – domingo, e terá em sua programação 16 espetáculos teatrais durante os dez dias, sempre com entrada franca. O Evento é uma idealização do Grupo de Teatro Identidade com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas através do Departamento de Cultura, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, e com o investimento do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e conta com o patrocínio da FIBRIA, PASSAREDO Linhas Aéreas e SANESUL, apoios imprescindíveis para a concretização da proposta.
CERIMÔNIA DE ABERTURA
Ocorrerá às 19h30min (14/11) a Cerimônia de Abertura do Evento, que contará com a presença de autoridades do município, vinculadas à Prefeitura de Três Lagoas, à UFMS, ao FIC da FCMS e que respondem pela idealização do evento, junto com a equipe do Grupo de Teatro Identidade que faz organização do MS EM CENA, além da participação dos integrantes de parte dos grupos que irão compor a programação oficial do evento e de representantes das empresas patrocinadoras. Durante a cerimônia serão apresentados os dois “Debatedores” dos Espetáculos, que acompanharão toda a programação dos espetáculos que serão apresentados durante o evento, composta por: Luiz Carlos Laranjeiras de São Paulo/SP e Arce Correia de Campo Grande/MS.
ESPETÁCULO DE ABERTURA
Foto da Apresentação do espetáculo “O LUSTRE” do Grupo Oriundo de Teatro de Belo Horizonte/MG
O Grupo Oriundo de Teatro de Belo Horizonte/MG apresentará o espetáculo “O LUSTRE”, que é uma comédia dramática e ocorrerá no Anfiteatro da UFMS – Unidade I às 20h. A sociedade é um lustre prestes a cair e no qual todos tentam se equilibrar. Esta é a imagem por trás de “O Lustre”, um espetáculo cheio de surpresas que leva o espectador a rir de situações aparentemente absurdas, mas que podem se tornar tão próximas que nos enxergarmos participando delas. Usando a loucura como um disfarce da vida real e conduzido por um casal, o espetáculo lida com sentimentos paradoxais que podem mover uma ação humana. Assim, os sonhos, os medos, a insegurança, as relações de dependência e a dificuldade de comunicação são confrontadas com as suas dificuldades de encarar o “mundo”.  É nesse jogo entre o real e o absurdo, o falso e o verdadeiro, que o público se envolve na trama e se pergunta: quem é louco afinal? O texto e direção é de Antonio Hildebrando e o elenco é composto pelos atores Anna Campos e Enedson Gomes, com classificação indicativa de 16 Anos e com duração de 60 minutos. O público interessado em prestigiar o espetáculo deverá retirar os ingressos com UMA HORA DE ANTECEDÊNCIA. O Anfiteatro tem capacidade de 234 lugares.
Foto da Apresentação do espetáculo “O LUSTRE” do Grupo Oriundo de Teatro de Belo Horizonte/MG
“O Lustre”, que estreou em 2008, completa em 2014 seis anos de atividade dentro do repertório do Grupo Oriundo de Teatro. Polêmico, desde sua estreia, dividiu opiniões entre a crítica mineira, conquistou público cativo, foi elogiado em todos os festivais pelos quais passou e foi indicado a vários prêmios em 13 categorias, incluindo melhor espetáculo, no Prêmio Usiminas/Sinparc e em outros festivais do país. Escrito em 1986, sem pretensões literárias, o texto surgiu como um exercício para atores e, por isso, estruturado a partir de intensas e abruptas mudanças de situação, já passou por nove montagens, ganhou diversas leituras e serviu de ponto de partida para espetáculos que se utilizavam desde princípios do teatro épico até outros que dotaram pressupostos do chamado teatro físico. Segundo o dramaturgo Hildebrando, “depois de 21 anos da escrita do texto, foi possível revê-lo sem alterar sua estrutura fundamental, recontextualizá-lo”, diz. Depois de tantas versões cênicas, o objetivo inicial da encenação realizada pelo Grupo Oriundo de Teatro foi retornar ao formato original sugerido pelo texto que, culminou em outra versão, sem deixar de tocar em questões que poderiam ser chamadas de “existenciais” e que são centradas nas dificuldades de comunicação entre os indivíduos, privilegiando a crítica social. Por isso, a interpretação realista (e não naturalista!) contrasta fortemente com a cenografia e figurinos que instalam um ambiente absurdo em que, ao mesmo tempo que induz a uma cela acolchoada, destas usadas para proteger os loucos deles mesmos, reproduzem a suíte de um casal de classe média. Embora a cenografia, a iluminação e o trabalho com os figurinos, nesta montagem, não sejam simples acessórios, é no trabalho dos atores que repousa o processo de encenação.
SOBRE O MS EM CENA
A “Semana Cultural – MS EM CENA – 8.ª Representação” objetiva promover o intercâmbio entre grupos teatrais da região de Três Lagoas/MS, do Estado de Mato Grosso do Sul e de outros grupos representativos de demais Estados e regiões do País. Visa destacar e divulgar as atividades artísticas, promover a interação entre os processos de criações teatrais, valorizar as artes cênicas e incentivar as manifestações culturais produzidas no município de Três Lagoas e em Mato Grosso do Sul, formar público e plateia, conscientizando-os, e respaldar a inserção de novos fazedores cênicos.
Serviços:
HORÁRIO: 19h30min
“CERIMÔNIA DE ABERTURA”
LOCAL: Anfiteatro da UFMS, Campus de Três Lagoas, Unidade I, Localiza-se na Av. Capitão Olinto Mancini n.º 1662, Bairro Colinos – Próximo ao Exército
DATA: Sexta-feira, 14 de novembro de 2014
ENTRADA: Gratuita.

HORÁRIO: 20h
“O LUSTRE”
Grupo Oriundo de Teatro - Belo Horizonte/MG
Local da Apresentação: Anfiteatro da UFMS, Campus de Três Lagoas, Unidade I, Localiza-se na Av. Capitão Olinto Mancini n.º 1662, Bairro Colinos – Próximo ao Exército
Data: Sexta-feira, 14 de novembro de 2013
Entrada: Gratuita.
Lotação: 234 pessoas
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Antonio Hildebrando
Classificação: 16 Anos
Duração: 60 minutos
Autor: Antonio Hildebrando
Elenco: Anna Campos e Enedson Gomes
Iluminação: Yuri Simon
Cenário e Figurino: Ivanil Fernandes
Maquiagem: Anna Campos e Enedson Gomes


Três Lagoas/MS, 13 de novembro de 2014
Informações: 67-3929-1133 Ramal 223 - http://www.teatro.identidade.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas