“SEMANA CULTURAL – MS EM CENA – 8.ª REPRESENTAÇÃO” TERÁ 16 ESPETÁCULOS TEATRAIS NA SUA PROGRAMAÇÃO EM TRÊS LAGOAS

Cartaz do Evento, que terá sua oitava Edição em 2014
O evento será realizado de 14 a 23 de novembro com ampla programação de espetáculos e ainda com mais três atividades formativas
O Grupo de Teatro Identidade idealiza em Três Lagoas o Projeto “Semana Cultural – MS EM CENA – 8.ª Representação”, com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas através do Departamento de Cultura, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, e com o investimento do Fundo de Investimentos Culturais – FIC, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Neste ano contamos com o patrocínio da FIBRIA, PASSAREDO Linhas Aéreas e SANESUL, apoios imprescindíveis para a concretização da proposta. O evento é realizado anualmente desde 2007 com o objetivo de levar o teatro e outras artes relacionadas à comunidade, oferecendo cultura e entretenimento, concretizando a formação de plateia. A proposta visa realizar um ciclo anual de apresentações de peças teatrais e outras atividades culturais, produzidas para o público infantil ou adulto, buscando novas formas de estímulo aos grupos locais e de outras regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como de outros Estados e Regiões do País, que pretende valorizar o teatro enquanto recurso de lazer, cultura e conscientização dos problemas sociais que afligem a sociedade brasileira.
O evento objetiva promover o intercâmbio entre grupos teatrais da região de Três Lagoas/MS, do Estado de Mato Grosso do Sul e de outros grupos representativos de demais Estados e regiões do País. Visa destacar e divulgar as atividades artísticas, promover a interação entre os processos de criações teatrais, valorizar as artes cênicas e incentivar as manifestações culturais produzidas no município de Três Lagoas e em Mato Grosso do Sul, formar público e plateia, conscientizando-os, e respaldar a inserção de novos fazedores cênicos.
A 8.ª REPRESENTAÇÃO
O evento será realizado no município de Três Lagoas, no período de 14 a 23 de Novembro de 2014, em locais específicos para a realização das apresentações: no Anfiteatro da UFMS – Unidade I (Próximo ao exército), na Praça Ramez Tebet, Feira da Av. Rosário Congro e no Galpão da Antiga N.O.B. Todas as atividades da Semana Cultural serão gratuitas, direcionadas a toda população três-lagoense.
O público interessado em prestigiar os espetáculos que ocorrerão no ANFITEATRO DA UFMS – UNIDADE I e no Galpão da N.O.B., deverá retirar os ingressos com UMA HORA DE ANTECEDÊNCIA.
Teremos na programação do evento 16 (dezesseis) ESPETÁCULOS TEATRAIS. Destes, 14 (quatorze) propostas foram selecionadas para a programação do evento via edital, sendo 6 (seis) Espetáculos ADULTOS, 3 (três) Espetáculos INFANTIS, 4 (quatro) Espetáculos CIRCENSES e 1 (um) Espetáculo de RUA. Dois Espetáculos foram selecionados para o MÓDULO FOMENTO por meio do 2.º Festival de Teatro Amador de Três Lagoas, compreendendo duas produções INFANTIS de um grupo da cidade.
A arte de representar se constitui em uma atividade das mais ricas e completas. O teatro possibilita, entre outras coisas, que a criança e o jovem interajam com conceitos e desenvolvam a aprendizagem de maneira espontânea e prazerosa. Nesse sentido, o projeto “Semana Cultural – MS EM CENA – 8.ª Representação” tem o objetivo de realizar diversos atrativos teatrais.
ATIVIDADES FORMATIVAS
Ainda serão oferecidas 3 (três) ATIVIDADES FORMATIVAS, dentre 2 (duas) OFICINAS e 1 (um) WORKSHOP que irá compor a programação do evento, oferecidas gratuitamente para a Comunidade em Geral. Estas atividades realizar-se-ão, a partir de propostas de parte dos Grupos Selecionados, para no mínimo 15 participantes, com a necessidade de realizar a pré-inscrição com a Comissão organizadora.
MENÇÃO HONROSA
Cada grupo participante receberá 1 (um) TROFÉU como menção honrosa por apresentarem o respectivo Espetáculo durante o Evento. O Troféu foi elaborado pelo artista trêslagoense Mateus Alves, que propôs a idealização da junção das máscaras expressivas teatrais, a comédia e a tragédia, com serragem de ferro, latinha de cerveja, purpurina, fixando-a em uma base de PVC, com serragem de madeira e pedregulho com haste de aço. Todos os participantes, receberão CERTIFICADOS de participação no Evento referente a apresentação teatral. A entrega de Troféu e Certificados será realizada após a concretização da respectiva apresentação do Grupo no Evento.
Imagem do Troféu para o evento, idealizado pelo artista trêslagoense Mateus Alves
DEBATEDORES
O evento contará com dois debatedores que acompanharão toda a programação dos espetáculos que serão apresentados durante o evento, e propiciarão ao público presente um bate-papo após cada apresentação, elucidando aspectos técnicos e formativos do trabalho apresentado, fomentando a formação de plateia em Três Lagoas e acrescentando elementos teóricos e metodológicos aos grupos participantes do evento. Os debatedores foram convidados pela Comissão Organizadora por serem profissionais das artes cênicas e com atuação relevante para a proposta, além de ampliar os objetivos do evento em relação ao seu crescimento técnico e profissional.
Luiz Carlos Laranjeiras – São Paulo/SP: Ator, diretor teatral, dramaturgo, diretor musical, compositor, ator-educador, mestre em Filosofia e doutorando em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Nascido no Rio de Janeiro, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Escolinha de Arte do Brasil e reside desde 1981 em São Paulo. Como autor-dramaturgo, escreveu peças de teatro musical brasileiro para a infância e a juventude, teatro adulto, teatro de rua, e as peças de curta-duração. Integrou o Teatro Ventoforte/SP de 1981 a 1997 como ator, cenógrafo e na criação de bonecos. Realiza o projeto cultural “Teatro da roda dança/Palco e rua”, a palestra de Filosofia acompanhada de leituras dramáticas e intervenções teatrais “O mundo tragicômico de Nelson Rodrigues”. Em 2005 realizou o projeto “Teatro da roda dança/Palco e rua” na USP, em 2003 atuou na Escola de Comunicações e Artes e em 2009 como artista/educador/pesquisador convidado pelo Departamento de Artes Plásticas. É ator-educador pesquisador do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da ECA/USP.
Imagem do debatedor deste MS EM CENA - Luiz Carlos Laranjeiras de São Paulo/SP
Arce Correia – Campo Grande/MS: É integrante do Teatral Grupo de Risco desde 1998 e em sua trajetória de doze anos de teatro em Campo Grande, conquistou várias premiações. Foi ator, diretor, bailarino, coreógrafo, oficineiro, preparador corporal de atores e criou a famosa personagem de performance de comédia e humor, com a qual se apresenta há quase dez anos, Maria Quitéria. O ator tem formação para as artes cênicas através de diversas oficinas e cursos sobre técnicas de clown, interpretação, direção, expressão corporal, circo, além de balé clássico, dança-teatro e dança contemporânea. Atua também como preparador corporal de atores e bailarinos, desenvolvendo um trabalho de consciência e expressão corporal. Arce traz no currículo atuações para o “Projeto Colcha de Retalhos” e para a “Ginga Cia de Dança”, onde também atuou como coreógrafo de “Um tema para quatro”. Também coreografou espetáculos da “Uruato Cia Guaicuru de Artes”, como “A Saga de Mane do Boi”, é assistente de direção e ator de “O Voo do guerreiro beija-flor”, e preparador corporal e oficineiro do grupo “Circo do Mato” e “Afrodite-se”.
Imagem do debatedor deste MS EM CENA - Arce Correa de Campo Grande/MS
MEDIAÇÃO DE DEBATES
A condução dos debates, para que ocorra a Mediação entre os Debatedores, os artistas e a platéia, ficará sob a incumbência do então organizador do evento, Professor, Diretor Teatral e Produtor Cultural – Leandro Pansonato Cazula, atualmente residindo em Santarém/PA, atuando como Professor na UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará. Leandro Cazula é o proponente do evento desde a sua 1.ª Edição, sendo o responsável pela ampliação significativa da proposta, que vem aprimorando anualmente o nível artístico e profissional. Com sua mudança para outro estado do país, mediante sua aprovação em concurso público para professor efetivo na Educação Superior, denota-se o possível aprimoramento, de toda a equipe organizadora do evento, para que a proposta não cesse nos próximos anos.
Está mediação também ocorrerá nas Atividades Formativas durante a programação do evento. Estas atividades visam atender especificamente os artistas, fazedores de teatro do município de Três Lagoas, bem como outros artistas interessados. A mediação focará a pretensão da proposta para com a relevância de políticas culturais pública, evidenciada em todas as edições já ocorridas do evento, bem como para a permanência e manutenção constante dos produtores culturais e teatrais no município.
Abaixo apresentamos o resumo da programação.
RESUMO DA PROGRAMAÇÃO
Sábado - 08/11 – 9h                                                                     ARRASTÃO DE SOMBRAS
Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas/MS                  Local: Área Central de Três Lagoas
  • SEXTA-FEIRA – 14/11
19h30min
“ABERTURA DO EVENTO”                   Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
20h
“O LUSTRE”
Grupo Oriundo de Teatro - Belo Horizonte/MG
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I            Gênero: Comédia Dramática      
Direção: Antonio Hildebrando                Classificação: 16 Anos    Duração: 60 minutos
  • SÁBADO – 15/11
10h
“AUTO DA ANUNCIAÇÃO”
Cia. Cênica - São José do Rio Preto/SP
Local: Feira – Av. Rosário Congro                                 Gênero: Auto
Direção: Fagner Rodrigues                                 Classificação: Livre           Duração: 60 minutos
20h
“SEU BOMFIM”
Território Sirius Teatro - Salvador/BA
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I            Gênero: Drama
Direção: Meran Vargens e Fábio Vidal                         Classificação: 14 Anos    Duração: 60 minutos
  • DOMINGO – 16/11
9h às 11h - Workshop
“TEATRO FÍSICO” - Território Sirius Teatro - Salvador/BA
Local: Galpão da N.O.B.               Vagas: 20 Participantes
Ministrante: Fábio Vidal               Classificação: 14 Anos
15h
“OS FABULANTES”
Cia. Arte Móvel - Americana/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I            Gênero: Contação de Histórias
Direção: Otávio Delaneza                                    Classificação: 4 Anos       Duração: 45 minutos
20h
“SANANAB / PALHAÇO BISGOIO”
Cia. Pé de Chinelo - Ribeirão Preto/SP
Local: Praça Ramez Tebet – Centro                  Gênero: Comédia
Direção: Luciana Donegá e Neto Donegá       Classificação: Livre           Duração: 40 minutos
  • SEGUNDA-FEIRA – 17/11
9h às 12h - Oficina
“TEATRO FÍSICO: DA PRESENÇA CÊNICA À AÇÃO”
Chica e Olga Ateliê de Criações – São Paulo/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I            Vagas: 30 Participantes
Ministrante: Natália Coehl                                  Classificação: 15 Anos
20h
“EM BUSCA DO INGREDIENTE SECRETO”
Chica e Olga Ateliê de Criações – São Paulo/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I            Gênero: Comédia Infantil
Direção: Natália Coehl                             Classificação: 3 Anos                  Duração: 55 minutos
  • TERÇA-FEIRA – 18/11
20h
“MUNDOMUDO”
Companhia Azul Celeste - São José do Rio Preto/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I            Gênero: Tragicomédia
Direção: Georgette Fadel                                                 Classificação: 14 Anos    Duração: 80 minutos
  • QUARTA-FEIRA – 19/11
20h
“CABEÇA OCA”
Talagadá Produções Artísticas - Itapira/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I            Gênero: Drama
Direção: Valner Cintra                                          Classificação: 14 Anos    Duração: 60 minutos
  • QUINTA-FEIRA – 20/11
20h
“O PODER DA MÚSICA E A SERPENTE ENCANTADA”
Cia. Brasílica - São Paulo/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I            Gênero: Infanto-Juvenil
Direção: Deca Madureira                                                 Classificação: 5 Anos       Duração: 50 minutos
  • SEXTA-FEIRA – 21/11
9h às 11h - Oficina
“A DANÇA BRASÍLICA E OS ARQUÉTIPOS DAS MANIFESTAÇÕES POPULARES BRASILEIRAS” - Cia. Brasílica - São Paulo/SP
Local: Galpão da N.O.B.                           Vagas: 20 Participantes
Ministrante: Deca Madureira                   Classificação: 13 Anos
20h
“O SANTO E A PORCA”
Associação Cultural Fulano di Tal - Campo Grande/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I            Gênero: Comédia
Direção: Marcelo Leite                                          Classificação: 10 Anos    Duração: 80 minutos
  • SÁBADO – 22/11
10h
“DUNDYS ACROBÁTICOS”
Cia. M'Boitatá de Teatro - Dourados/MS
Local: Feira – Av. Rosário Congro                     Gênero: Teatro/Circo
Direção: Breno Moroni                                         Classificação: Livre           Duração: 40 minutos
15h (Módulo Fomento)
“AMANHECER PRA NÃO ESQUECER” – Projeto de Extensão Escola / Comunidade "Luzes do Amanhã" – Escola Municipal Professor Ramez Tebet – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I            Gênero: Infantil
Direção: Déia Fernandes                                    Classificação: Livre           Duração: 30 minutos
20h
“QUEM MATOU O MORTO?”
Cia. M'Boitatá de Teatro - Dourados/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I            Gênero: Teatro Circo
Direção: Breno Moroni                                         Classificação: 11 Anos    Duração: 60 minutos
  • DOMINGO – 23/11
15h (Módulo Fomento)
“REINO ADORMECIDO” – Projeto de Extensão Escola / Comunidade "Luzes do Amanhã" – Escola Municipal Professor Ramez Tebet – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I            Gênero: Infantil
Direção: Déia Fernandes                                    Classificação: Livre           Duração: 40 minutos
20h
“O GUARANI”
Circo Teatro Sem Lona - Maringá/PR
Local: Praça Ramez Tebet – Centro                  Gênero: Comédia
Direção: Pedro Carlos de Aquino Ochôa         Classificação: 5 Anos       Duração: 55 minutos
23h (Seção limitada a 120 lugares)
“PERDIDAS, NUMA NOITE SUJA”
Teatro Ofertantes - Jacareí/SP
Local: Galpão da N.O.B.                           Gênero: Drama
Direção: Cláudio Koca                             Classificação: 18 Anos                Duração: 90 minutos
Banner do Evento, com a programação completa


Três Lagoas/MS, 04 de novembro de 2014
Informações: 67-3929-1133 Ramal 223 - http://www.teatro.identidade.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas