GRUPO DE TEATRO IDENTIDADE DE TRÊS LAGOAS APRESENTARÁ O ESPETÁCULO DE RUA “RETIRANTES” EM SÃO PAULO CAPITAL

Apresentação ocorrerá na Praça do Patriarca – Sé, na 9.ª edição do Circuito de Teatro em Português, no domingo, 2 de novembro, às 17h
Foto de divulgação no site do evento do Espetáculo “Retirantes”
O Grupo de Teatro Identidade, vinculado ao Departamento de Cultura da Prefeitura de Três Lagoas e com a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estundatis, foi convidado para apresentar o espetáculo de rua “Retirantes” na programação da “9.ª edição do Circuito de Teatro em Português” neste domingo, 2 de novembro, às 17h, na Praça do Patriarca – Sé, em São Paulo/SP. A classificação do espetáculo é livre.
SOBRE O EVENTO
O Evento é uma produção da Companhia Dragão 7 e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, e contará com (14) quatorze espetáculos apresentações gratuitas em diferentes pontos da cidade, com diferentes grupos teatrais brasileiros e de países lusófonos. Toda a programação acontece entre os dias 01 e 14 de novembro - com abertura no dia 31/10, dentro de um projeto de intercambio. O Circuito de Teatro em Português é um projeto de intercâmbio teatral dos países de língua oficial Portuguesa que reúne anualmente no Brasil companhias de teatro de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, num programa de espetáculos, workshops, seminários e debates com o público. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Este ano, estarão presentes no Circuito: 4 grupos portugueses, 4 coletivos brasileiros, uma companhia de cada um dos países africanos de expressão portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe), e grupo de Timor Leste. Das 13 peças apresentadas, duas são co-produções entre companhias de diferentes países e cujas relações começaram no âmbito do Circuito de Teatro em Português. No total serão pelo menos 30 apresentações a realizar no estado de São Paulo.
Foto de cena do Espetáculo “Retirantes” em 2014
SOBRE O ESPETÁCULO RETIRANTES
A peça é um drama com características do teatro popular, retrata os desejos e utopias de um povo que anseia melhores condições de vida em lugares desconhecidos.
O espetáculo Retirantes retrata a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor fora do seu local de origem. Retirante é o homem que viaja de onde mora partindo para outro lugar em busca de subsistência, fugindo das amarguras do seu local de origem. O teatro de rua trata da questão migratória, influenciada pela miséria que atinge o país. Aponta o sofrimento do povo brasileiro e suas aflições na busca de novos horizontes que nem sempre são concretizados devido às questões sociais e econômicas que permeiam a nossa sociedade.
Foto de cena do Espetáculo “Retirantes” em 2014
O ELENCO E A EQUIPE CÊNICA
A direção do espetáculo é de Leandro Cazula, conta com orientação cênica e musical de Daniel Dhemes (Rio de Janeiro/RJ) e o elenco composto pelos atores: Erick Victor, Helia dos Santos, Jajá Ribeiro, Guilherme Lemes, Samara Gobira, Emerson Matos, Guilherme Nogawa, Jaqueline Higa, Cesar Nogawa, Bruna Neto, Lucas Normando e Brenda Pereira, que são integrantes do Grupo de Teatro Identidade. A concepção dos figurinos adereços é do próprio grupo. A sonorização é concebida por Guilherme Lemes e a maquiagem tem a orientação de Daniel Dhemes. O espetáculo conta com o apoio técnico de Evelly Vitória, Ricardo Lima e Mariana Lemes.
Foto de cena do Espetáculo “Retirantes” em 2014
SERVIÇO:
Espetáculo: “RETIRANTES”
LOCAL DA APRESENTAÇÃO: Praça do Patriarca – Sé – São Paulo/SP – logradouro situado no Centro Histórico.
DATA: Domingo, 2 de novembro de 2014                    HORÁRIO: 17h
CLASSIFICAÇÃO: Livre
TEXTO: Criação Daniel Dhemes com Adaptações do Grupo de Teatro Identidade
DIREÇÃO: Leandro Cazula
ORIENTAÇÃO CÊNICA E MUSICAL: Daniel Dhemes
MAQUIAGEM: O Grupo
FIGURINOS E ADEREÇOS: O Grupo
SONORIZAÇÃO: Guilherme Lemes
GÊNERO DO ESPETÁCULO: Drama – Teatro de rua
DURAÇÃO: 50 minutos
ELENCO: Erick Victor, Helia dos Santos, Jajá Ribeiro, Guilherme Lemes, Samara Gobira, Emerson Matos, Guilherme Nogawa, Jaqueline Higa, Cesar Nogawa, Bruna Neto, Lucas Normando e Brenda Pereira.
APOIO TÉCNICO: Evelly Vitória, Ricardo Lima e Mariana Lemes
Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas
IX Circuito de Teatro em Português
Três Lagoas, 27 de outubro de 2014
Informações:
Três Lagoas/MS: 67-3929-1133 Ramal 223 / http://teatroidentidade.blogspot.com/

São Paulo/SP: (011) 97985-4578 / 5061-6333 – ecosdomeio@hotmail.com / Site: www.circuitodeteatroportuques.com.br / www.dragao7.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas