TRÊS LAGOAS PROMOVE A 2.ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TEATRO AMADOR COM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

O evento será realizado de 18 a 24 de agosto com programação diária
Cartaz do Evento, que terá sua segunda Edição em 2014
O Grupo de Teatro Identidade idealiza em Três Lagoas o “FESTIVAL DE TEATRO AMADOR 2.ª EDIÇÃO – 2014”, que será realizado entre os dias 18 a 24 de Agosto, de segunda-feira a domingo, com apresentações diárias nos períodos noturnos, mais uma no vespertino no dia 23. O evento é uma produção da Prefeitura de Três Lagoas – Departamento de Cultura, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, através do desenvolvimento da Escola Municipal de Teatro – Projeto Identidade – Grupo de Teatro.
O “Festival de Teatro Amador de Três Lagoas/MS” tem como objetivo divulgar a produção cultural de Três Lagoas para oferecer à população opções de entretenimento e formação cultural. Além disso, anseia promover um intercâmbio entre grupos de teatro participantes e estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes e comunidade em geral da cidade de Três Lagoas.
Teremos na programação do evento 6 ESPETÁCULOS TEATRAIS. Destes, foram selecionados 4 espetáculos, via Edital, que contemplaram diferentes grupos de Três Lagoas/MS. Dois espetáculos são do Grupo de Teatro Identidade, que organiza o evento, que abrirá a programação e outro que encerrará o evento.
Banner do Evento, que terá sua segunda Edição em 2014
MENÇÃO HONROSA
Cada grupo participante receberá 1 (um) TROFÉU como menção honrosa por apresentarem o respectivo Espetáculo durante o Evento. O Troféu foi elaborado pelo artista trêslagoense Mateus Alves, que propôs a idealização das mascaras expressivas teatrais, a comédia e a tragédia, com serragem de ferro, fixando-as em uma base de cimento com haste de aço. Todos os participantes, receberão CERTIFICADOS de participação no Evento referente a apresentação teatral. A entrega de Troféu e Certificados será realizada após a concretização da respectiva apresentação do Grupo no Evento.
Imagem do Troféu para o evento, idealizado pelo artista trêslagoense Mateus Alves
COMISSÃO JULGADORA
O evento terá uma Comissão Julgadora, que acompanhará toda a programação dos espetáculos, composta por duas participantes, e propiciarão ao público presente um bate-papo após cada apresentação, elucidando aspectos técnicos e formativos do trabalho apresentado, fomentando a formação de plateia em Três Lagoas e acrescentando elementos teóricos e metodológicos aos grupos participantes do evento. Dos grupos participantes, serão Selecionados/Premiados até 3 (três) apresentações com MELHOR NÍVEL-ÍNDICE TÉCNICO. Os Grupos Selecionados/Premiados serão convidados para compor a PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR – MÓDULO FOMENTO da Semana Cultural – MS EM CENA – 8.ª Representação a ser realizada no período de 14 à 23 de Novembro de 2014 em Três Lagoas/MS, em período e horário determinado pela Organização do Evento, que compreenderá a MOSTRA PARALELA. As participantes da Comissão Julgadora foram convidadas pela Organização do Evento por serem profissionais das artes cênicas e com atuação relevante para a proposta, além de ampliar os objetivos do evento em relação ao seu crescimento técnico e profissional.
Fátima Pessoa – Penápolis/SP: Atualmente é Professora de Teatro do ensino fundamental dos CEUs da rede municipal de ensino da Prefeitura de Penápolis. A partir de 2003 ingressou no universo teatral e tem participação com atriz em 14 espetáculos e 16 esquetes, além de 30 oficinas e workshops com profissionais das mais diversas linguagens teatrais. Já esteve presente em mais de 18 Festivais Cênicos, como atriz, e já gravou 5 curtas-metragens. Foi proponente e idealizadora como Arte Educadora no projeto Livrônibus (biblioteca móvel), projeto da Secretaria da Educação da Prefeitura de Penápolis. É orientadora do projeto Oficina de Teatro para terceira idade, ASSAOC- Associação Amigos das Oficinas Culturais de Araçatuba/SP e ministra Oficina de capacitação para monitoras de creches e pré-escolas.
Mariana Lemes – Três Lagoas/MS: Começou sua trajetória artística no ano de 2008 como integrante do Grupo de Teatro Identidade em Três Lagoas, MS, o mesmo se concretiza por meio do projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como acadêmica de Geografia dessa mesma instituição, formou-se em 2010 como Bacharel em Geografia e em 2014 concluiu o mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, ainda que sua formação acadêmica seja distinta das artes cênicas, sua prática artística permeou caminhos dentre a interpretação teatral, produção de eventos culturais além de participar e ministrar cursos de inserção teatral.
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO
O último dia da realização do “Festival de Teatro Amador de Três Lagoas/MS – 2.ª Edição” – 24 de Agosto, será destinado para a Cerimônia de Encerramento e Premiação do referido Evento, tendo como local sede a Praça Ramez Tebet, e horário previsto a partir das 20h. Cada um dos Grupos Selecionados/Premiados, se realizarem a respectiva Apresentação na Semana Cultural – MS EM CENA – 8.ª Representação, receberão um cachê financeiro, estipulado em R$ 1.000,00, (um mil reais).
Abaixo apresentamos a programação do evento, com os respectivos horários e grupos participantes, além das apresentações convidadas e as cerimônias de abertura e encerramento.
RESUMO DA PROGRAMAÇÃO

Sábado – 16/08 – 9h – ARRASTÃO DE SOMBRAS; Local: Área Central de Três Lagoas

  • SEGUNDA-FEIRA – 18/08
19h30min - “ABERTURA DO EVENTO”                    Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
20h - “CHUVISCO, CHUVA, CHUVARADA...” (Apresentação Convidada) – Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Gênero: Infantil                                                      Direção: Leandro Cazula
Classificação: Livre                                              Duração: 45 min

  • TERÇA-FEIRA – 19/08
20h
“MARGOTT” – Meraki – Teatrando com Amor – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Gênero: Drama                                                      Direção: Déia Fernandes
Classificação: 14 Anos                                        Duração: 40min

  • QUARTA-FEIRA – 20/08
20h
“QUANDO AS MÁQUINAS PARAM” – Grupo de Teatro Persona – Três Lagoas/MS
Local: Galpão da N.O.B. – Ao lado da Antiga Estação Ferroviária
Seção Limitada: 35 Lugares                               Gênero do Espetáculo: Drama
Direção: Wagner Pincela e Guilherme Tommaselli
Classificação: 12 Anos                                        Duração: 50 minutos

  • SEXTA-FEIRA – 22/08
20h
“AMANHECER PRA NÃO ESQUECER” – Projeto de Extensão Escola / Comunidade "Luzes do Amanhã" – Escola Municipal Professor Ramez Tebet – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Gênero: Infantil                                                      Direção: Déia Fernandes
Classificação: Livre                                              Duração: 30 minutos

  • SÁBADO – 23/08
16h
“REINO ADORMECIDO” – Projeto de Extensão Escola / Comunidade "Luzes do Amanhã" – Escola Municipal Professor Ramez Tebet – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Gênero: Infantil                                                      Direção: Déia Fernandes
Classificação: Livre                                              Duração: 45 minutos

  • DOMINGO – 24/08
19h - “RETIRANTES” (Apresentação Convidada) – Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas/MS
Local: Praça Ramez Tebet – Centro
Gênero: Drama – Teatro de Rua                        Direção: Leandro Cazula
Classificação: Livre                                              Duração: 50 min

20h - CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO – PREMIAÇÃO
Local: Praça Ramez Tebet – Centro – Três Lagoas/MS
Descrição: Premiação e indicação de até três grupos para comporem a programação da “Semana Cultural – MS EM CENA – 8.ª Representação”


Três Lagoas/MS, 11 de agosto de 2014
Informações: 67-3929-1133 Ramal 223 / http://www.teatro.identidade.blogspot.com/



Comentários

Postagens mais visitadas