GRUPO DE TEATRO IDENTIDADE APRESENTA O ESPETÁCULO DE RUA “RETIRANTES” NA VILA VERDE EM TRÊS LAGOAS



Cartaz de Divulgação do Espetáculo “Retirantes” para a Praça da Vila Verde - 27/07/2014
Apresentação ocorrerá na Praça do bairro neste domingo, 27 de julho, às 17h
O Grupo de Teatro Identidade, vinculado ao Departamento de Cultura da Prefeitura de Três Lagoas e com a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estundatis, apresentará oespetáculo de rua “Retirantes” na Vila Verde de Três Lagoas.
A apresentação do Espetáculo correrá neste domingo, 27 de julho, às 17h, na Praça do Bairro Vila Verde, no cruzamento da Rua Antônio de Souza com a Rua Queirós Moreira. A classificação do espetáculo é livre.
O bairro da Vila Verde será o primeiro local, depois da reestreia ocorrida na Praça Ramez Tebet no último mês de junho, que receberá a apresentação. A proposta é de realizar o espetáculo em diferentes localidades do município, contemplando diferentes tipos de público na cidade, reforçando a formação de plateia para o teatro e demais atividades artísticas.
Foto de cena do Espetáculo “Retirantes” em 2014
O PROCESSO TEATRAL
Esta é a terceira montagem do espetáculo de rua “Retirantes”, sendo que as anteriores ocorreram nos anos de 2008 e 2012. O espetáculo, nesta nova montagem, em 2013, teve a orientação artística – cênica e musical do autor da peça Daniel Dhemes, de Penápolis/SP, mas que atualmente reside no Rio de Janeiro/RJ, que acompanhou durante esse ano o processo teatral, com vindas mensais ao município propondo novas linguagens ao roteiro, fortalecendo as entonações musicais, aprimorando cenas e criações dos personagens e ainda potencializando uma vivência íntegra ao processo teatral junto com os participantes do espetáculo.
Foto de cena do Espetáculo “Retirantes” em 2014
SOBRE O ESPETÁCULO
A peça é um drama com características do teatro popular, retrata os desejos e utopias de um povo que anseia melhores condições de vida em lugares desconhecidos.
O enredo é baseado na história de um personagem que deixa sua terra natal sonhando com uma vida melhor em uma grande cidade. No espetáculo é abordada a temática da migração temporária no Brasil, elucida-se o fator de deslocamento de pessoas que vão e voltam de um local a outro e o processo social que eles vivem, que é o de sair e retornar. Porém, retornar para onde? Para quem? Ao retornar o migrante já não é o mesmo e por ter que sair nas condições em que sai, modifica as relações sociais do seu grupo de origem, altera a organização da família, a divisão do trabalho familiar e o lugar de cada um. O que encontra quando retorna, já não é aquilo que deixou. Ele nem mesmo se reencontra porque já é outro, procurando ser o mesmo.
O espetáculo Retirantes retrata a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor fora do seu local de origem. Retirante é o homem que viaja de onde mora partindo para outro lugar em busca de subsistência, fugindo das amarguras do seu local de origem. O teatro de rua trata da questão migratória, influenciada pela miséria que atinge o país. Aponta o sofrimento do povo brasileiro e suas aflições na busca de novos horizontes que nem sempre são concretizados devido às questões sociais e econômicas que permeiam a nossa sociedade.
Foto de cena do Espetáculo “Retirantes” em 2014
O ELENCO E A EQUIPE CÊNICA
A direção do espetáculo é de Leandro Cazula, conta com orientação cênica e musical de Daniel Dhemes e o elenco composto pelos atores: Erick Victor, Helia dos Santos, Jajá Ribeiro, Guilherme Lemes, Samara Gobira, Emerson Matos, Guilherme Nogawa, Jaqueline Higa, Cesar Nogawa, Bruna Neto, Lucas Normando e Brenda Pereira, que são integrantes do Grupo de Teatro Identidade. A concepção dos figurinos adereços é do próprio grupo. A sonorização é concebida por Guilherme Lemes. A maquiagem tem a orientação de Daniel Dhemes.
O Grupo de Teatro Identidade existe desde 2005 em Três Lagoas, desenvolvido com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Três Lagoas e da Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Cultura. Atualmente o Grupo idealiza a Escola Municipal de Teatro de Três Lagoas, com o apoio da Prefeitura Local. Seu principal fundamento é trabalhar fluentemente para a elaboração de Espetáculos e Esquetes Teatrais, Atividades Culturais e Recreativas, Eventos do Setor Cultural, para serem destinados e desenvolvidos à comunidade em geral.
Foto de cena do Espetáculo “Retirantes” em 2014

SERVIÇO:
Espetáculo: “RETIRANTES”
LOCAL DA APRESENTAÇÃO: PRAÇA DO BAIRRO VILA VERDE (Rua Antônio de Souza X Rua Queirós Moreira)
DATA: Domingo, 27 de juLho de 2014              HORÁRIO: 17h
CLASSIFICAÇÃO: Livre
TEXTO: Criação Daniel Dhemes com Adaptações do Grupo de Teatro Identidade
DIREÇÃO: Leandro Cazula
ORIENTAÇÃO CÊNICA E MUSICAL: Daniel Dhemes
MAQUIAGEM: O Grupo
FIGURINOS E ADEREÇOS: O Grupo
SONORIZAÇÃO: Guilherme Lemes
GÊNERO DO ESPETÁCULO: Drama – Teatro de rua
DURAÇÃO: 50 minutos
ELENCO: Erick Victor, Helia dos Santos, Jajá Ribeiro, Guilherme Lemes, Samara Gobira, Emerson Matos, Guilherme Nogawa, Jaqueline Higa, Cesar Nogawa, Bruna Neto, Lucas Normando e Brenda Pereira.
Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas
Foto de cena do Espetáculo “Retirantes” em 2014

Três Lagoas, 22 de julho de 2014
Informações:

0 comentários:

Postar um comentário