COMEÇA HOJE A “MOSTRA LOCAL DE TEATRO” EM TRÊS LAGOAS COM UMA ADAPTAÇÃO DE “OS SALTIMBANCOS”

Espetáculo “Os Sonhadores” – resultado do Núcleo Jovem da Escola Municipal de Teatro – 2013, será apresentado as 20h no Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Foto do processo de criação do espetáculo “Os Sonhadores” pela Escola Municipal de Teatro – Núcleo Jovem – 2013 – Projeto Identidade – Grupo de Teatro.
Terá inicio hoje, 27 de março, quinta-feira, em Três Lagoas, a “MOSTRA LOCAL DE TEATRO DE TRÊS LAGOAS/MS”, que será realizado até o próximo dia 30 e terá em sua programação 04 espetáculos teatrais. O Evento é uma idealização do Grupo de Teatro Identidade, da Prefeitura de Três Lagoas através do Departamento de Cultura e com a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.
ESPETÁCULO DE ABERTURA
A Escola Municipal de Teatro – Núcleo Jovem – 2013, por meio do desenvolvimento do Projeto Identidade – Grupo de Teatro de Três Lagoas/MS, apresenta o espetáculo “OS SONHADORES”, uma Fábula com adaptação livre do texto “Os Saltimbancos” de Chico Buarque, no Anfiteatro da UFMS – Unidade I, nesta quinta-feira às 20h, marcando a estreia da peça teatral, concebida pelo respectivo Núcleo. Quatro animais, o Jumento, o Cachorro, a Galinha e a Gata, fogem de seus patrões e se encontram no caminho para uma nova cidade. Resolvem se unir na busca do sonho comum, como repressão às explorações que tiveram no decorrer de suas vidas, em uma aventura conjunta na busca de novos ideais para suas vidas. A direção do espetáculo é de Leandro Cazula, com classificação de 07 (sete) anos. Conta ainda com orientação cênica de Tatiana Mizobe e Manoel de Souza, maquiagem por Giovani Piancelli Zanutto, com duração de 45min e sonorização de Manoel de Souza. O elenco é composto pelos atores, concluintes da Escola Municipal de Teatro – Núcleo Jovem – 2013, Bianca Lima, Douglas Ferreira, Gabriel Oliveira e Yasmin Pimenta.
Foto do processo de criação do espetáculo “Os Sonhadores” pela Escola Municipal de Teatro – Núcleo Jovem – 2013 – Projeto Identidade – Grupo de Teatro.
SOBRE O PROCESSO E A ESCOLA
O Núcleo Jovem, da Escola Municipal de Teatro, e Grupo de Teatro Identidade iniciaram as atividades em abril de 2013 com oficinas de inserção e formação teatral. No mês de Junho/2013 ocorreram aprimoramentos às concepções teatrais com a proposta de montagem do espetáculo “SOLTANDO O VERBO” do autor Zé Carlos de Andrade, escrita em 1996 – que pontuou-se como um exercício teatral para três protagonistas que penetram com estardalhaço nos domínios da fala humana. Pós fase de adensamento cênico com os integrantes, no início de 2014, focaram os estudos de concepção do espetáculo musical “Os Saltimbancos”. A peça foi inspirada no conto “Os Músicos de Bremen” escrita pelos Irmãos Grimm e adaptado por Sergio Bardotti como uma alegoria política, no qual quatro animais fogem de seus donos e no decorrer da peça se unem para procurar trabalho e realizar seus sonhos na cidade. O barão, inimigo dos animais, é a personificação da elite, ou dos “detentores do meio de produção”.
Foto do processo de criação do espetáculo “Os Sonhadores” pela Escola Municipal de Teatro – Núcleo Jovem – 2013 – Projeto Identidade – Grupo de Teatro.
A MOSTRA LOCAL DE TEATRO
O objetivo é fazer uma alusão à data comemorativa, de repercussão mundial, para instigar o fomento teatral no município de Três Lagoas, tanto aos fazedores de artes cênicas, bem como para os seus apreciadores, e desta forma buscar novas formas estímulos para ampliar a linguagem teatral à comunidade três-lagoense, o que tende a fortalecer e valorizar o teatro enquanto recurso de lazer e cultura. A arte de representar se constitui em uma atividade das mais ricas e completas. O teatro possibilita, entre outras coisas, que a criança e o jovem interajam com conceitos e desenvolvam a aprendizagem de maneira espontânea e prazerosa.
Foto do processo de criação do espetáculo “Os Sonhadores” pela Escola Municipal de Teatro – Núcleo Jovem – 2013 – Projeto Identidade – Grupo de Teatro.
 Serviço:
HORÁRIO: 20h
“OS SONHADORES” (Adaptação Livre do texto “Os Saltimbancos” de Chico Buarque)
Escola Municipal de Teatro 2013 – Núcleo Jovem – Três Lagoas/MS
Local da Apresentação: Anfiteatro da UFMS, Campus de Três Lagoas, Unidade I, Localiza-se na Av. Capitão Olinto Mancini n.º 1662, Bairro Colinos – Próximo ao Exército
Data: Quinta-feira, 27 de março de 2014
Entrada: Gratuita.
Lotação: 234 pessoas
Gênero: Fábula
Direção: Leandro Cazula
Classificação: 07 Anos
Orientação: Tatiana Mizobe e Manoel de Souza
Maquiagem: Giovani Piancelli Zanutto
Duração: 45min
Sonorização: Manoel de Souza
ELENCO: Bianca Lima, Douglas Ferreira, Gabriel Oliveira e Yasmin Pimenta


Três Lagoas/MS, 26 de março de 2014
Informações: 67-3929-1133 Ramal 223 / http://www.teatro.identidade.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas