ESPETÁCULO “O BECO DOS GATOS” SERÁ APRESENTADO EM TRÊS LAGOAS

Apresentação teatral infantil ocorrerá no Anfiteatro da UFMS - Unidade I nesta quarta-feira às 19h30min, com entrada franca
O Departamento Municipal de Cultura da Prefeitura de Três Lagoas e o Grupo de Teatro Identidade, com o apoio da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, promovem o Espetáculo Teatral “O Beco dos Gatos”, apresentada pelo Núcleo Educatho de São Paulo/SP. A apresentação acontecerá no dia 26 de junho, quarta-feira, no Anfiteatro da UFMS - Unidade I, próximo ao exército, às 19h30min, com entrada franca.


Imagem do espetáculo “O Beco dos Gatos”

O espetáculo infantil reproduz uma viela, denominada como “O Beco dos Gatos”, onde moram felinos que vivem em busca de comida e tranquilidade. Após a chegada de um estranho morador de rua, que traz consigo um antigo livro de contos, todos os gatos, utilizando elementos do próprio beco, como latas de lixo, papelões recortados, tambores de água, sacos de lixo e muitos outros, começam a transpor a literatura para o teatro e vivenciam a história narrada por este místico personagem. O conto encenado por esta trupe de animais é a clássica história “A Gata Borralheira” ou “Cinderela”.
É neste universo que os personagens discutem temas como amizade, amor, medo, solidão. Mas o espetáculo não fica somente na encenação do conto, pois durante a apresentação, uma notícia inesperada sobre a compra do beco por uma construtora civil, muda a rotina dos gatos que precisam se unir, ao invés de se mostrarem individualistas como no início do espetáculo, para reverter tal situação.

Imagem do espetáculo “O Beco dos Gatos”
ELENCO
A peça é um novo espetáculo do grupo Educatho, e conta em seu elenco com o artista Vitor Menegheti, natural de Três Lagoas. “A peça é uma forma sutil, delicada e muito divertida de repensarmos sobre nossas relações com as pessoas, com o próximo. Numa época em que o individualismo nos afasta até mesmo daqueles a quem amamos. Fico muito feliz e honrado com a oportunidade de trazer essa mensagem em forma de arte pra terra onde nasci e vivi até poucos anos atrás. Terra que amo e levo um pedaço dela aonde vou.”, diz Vitor Menegheti.
Para o diretor de Teatro, Juliano Barone “o espetáculo é uma forma de perceber o quanto a arte, principalmente o teatro, pode mudar nossas vidas. Ver os pequenos gatos se unindo para defender seu próprio território se torna um espelho para nós, nos constatando o quanto a quebra do individualismo consegue modificar nossa forma de ver o mundo”.

Imagem do espetáculo “O Beco dos Gatos”
 A direção de movimento é assinada por Bruna Longo, atriz especialista em teatro físico e que durante muitos anos trabalhou diretamente com Eugenio Barba no Odin Teatret, na Dinamarca. Segundo ela, “foi um trabalho corporal muito intenso com um ótimo resultado. A proposta era que eles adquirissem as características felinas necessárias para o trabalho, sem perder a humanidade que as cerca”, disse.
Todo o espetáculo é acompanhado por canções compostas e dirigidas pelo diretor musical Adilson Rodrigues, que já dirigiu grandes espetáculos ao longo de sua carreira, conquistando diversos prêmios e indicações bem como, o Shell, APCA, FEMSA/Coca-Cola entre outros. Suas canções em “O Beco dos Gatos” leva o público a entrar nesse universo “felino” e auxiliam na narrativa do espetáculo.

Imagem do espetáculo “O Beco dos Gatos”
RODA DE CONVERSA – NOSSAS CRUZADAS
O Núcleo Educatho, grupo de teatro de São Paulo e o Grupo de Teatro Identidade, de Três Lagoas, se reunirão no dia 26 de junho às 11h, no Anfiteatro da UFMS - Unidade I, para a Roda de Conversa sobre produção cultural e teatro de grupo com o objetivo de promover um intercâmbio cultural entre os dois grupos.
Durante o encontro o diretor de teatro Juliano Barone conta um pouco do processo de criação de seus espetáculos e a importância do trabalho de grupo, além das possibilidades e dificuldades encontradas nos processos de produções teatrais.
Essa reunião faz parte de uma série de encontros mensais, na sede do Núcleo Educatho/SP e que tem como enfoque criar uma rede de troca de experiências entre criadores e espectadores da arte.O evento será aberto ao público, mas as vagas são limitadas.

Imagem do espetáculo “O Beco dos Gatos”
SERVIÇO:
ESPETÁCULO “O BECO DOS GATOS”
LOCAL DA APRESENTAÇÃO: Anfiteatro da UFMS, Campus de Três Lagoas, Unidade I, Localiza-se na Av. Capitão Olinto Mancini n.º 1662, Bairro Colinos – Próximo ao Exército
ENTRADA: Franca – Gratuita
DATA: 26 de junho de 2013 – quarta-feira                     HORÁRIO: 19h30min
DIREÇÃO ARTÍSTICA: JULIANO BARONE
TEXTO: LÍVIA GAUDÊNCIO
DIREÇÃO MUSICAL E COMPOSIÇÃO: ADILSON RODRIGUES
DIREÇÃO DE MOVIMENTO: BRUNA LONGO
CENÁRIO: RENAN ALVES
FIGURINOS: VICTÓRIA MOLITERNO
PRODUÇÃO EXECUTIVA: LEONARDO VAZ
ILUMINAÇÃO: LEONARDO VAZ
ELENCO: DANIELA MOTA / LEILA BASS / LUCAS LENTINI / MAURÍCIO COLANTONI / VITOR MENEGHETTI / WAGNER PASSOS
REALIZAÇÃO: NÚCLEO EDUCATHO
DURAÇÃO: 50 minutos
Três Lagoas/MS, 24 de junho de 2013
Informações: Três Lagoas: 67-3929-1133 Ramal 223 / 9988-5148 - http://www.teatro.identidade.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas