HOJE O PALCO É DO CIRCO NO MS EM CENA


HOJE O PALCO É DO CIRCO NO MS EM CENA
Duas apresentações circenses dão continuidade ao “MS EM CENA – 6ª Representação”. E às 23h estreia do espetáculo de grupo local.

15H
“CIRCO LANDO – O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA”
Cia. Fábrica dos Sonhos – São José do Rio Preto/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Comédia
Direção: Guido Caratori                                     Classificação: Livre
Autor do Texto: Guido Caratori
Elenco: Guido Caratori e Fabiano Amigucci
Sonoplastia: Milton Verderi                      Iluminação: Ricardo Matioli
Cenário: Guido Caratori                            Figurino: Drica Sanches
Maquiagem: Guido Caratori e Fabiano Amigucci         Duração: 70 Minutos
RELEASE: “Circo Lando - O maior espetáculo da terra” retrata o ambiente do circo por meio da história dos irmãos Lando. Tito Formiga Lando e Federico Formiga Lando, palhaços de formação que recebem o circo como herança do pai Adamastor Formiga Lando. Entre as idas e vindas de um e a persistência do outro, eles lutam arduamente por um sonho, um ideal, manter de pé o universo mágico e inusitado do circo, onde vivem saborosos momentos de pura fantasia, no picadeiro iluminado por uma graciosa ribalta de lâmpadas incandescentes, junto a elementos do universo circense como cortinas, baús e adereços cênicos que compõe a cena para contar a história da família Lando. A encenação lança mão de recursos tecnológicos, como o uso de projeções para os flashbacks dos irmãos e as homenagens aos artistas, que com sua história de uma maneira ou de outra nos deixaram um legado artístico, inspirando assim novos artistas, são utilizados ainda contra luzes trabalhando a linguagem de sombra, apresentando múltiplas linguagens, potencializando a ação dramática, onde as personagens desnudam seus medos e frustrações, propondo superações para manterem a tradição circense da família viva, pois, “o espetáculo não pode parar ”.
SINOPSE: O espetáculo conta a história dos irmãos Lando, Tito e Federico Formiga Lando, filhos de Adamastor Formiga Lando que herdou o circo de seu pai Chico Formiga Lando, ambos são criados no circo da família e no final da adolescência início da juventude Tito assume a administração do circo e Federico vai embora para estudar no exterior. Tito mesmo com toda a atribulação do trabalho no circo nunca perdeu o contato com o irmão e sempre que necessário o socorre e o trás de volta pra casa e é exatamente nesse momento que nossa história é contada.


20h
“SALTIMBEMBE MAMBEMBANCOS”
Grupo Rosa dos Ventos – Presidente Prudente/SP
Local: Praça Ramez Tebet – Centro                     Gênero: Comédia
Direção: Coletiva                                                Classificação: Livre
Autor do Texto: O grupo
Elenco: Antônio Sobreira, Fernando Ávila, Gabriel Mungo, Luís Valente, Robson Toma e Tiago Munhoz.
Sonoplastia: Robson Toma                       Cenário: Deva Bhakta
Figurino: O Grupo                                    Maquiagem: O Grupo
Duração:60Minutos
Release:
Saltimbembe Mambembancos é uma festa popular em que os palhaços se apresentam como artistas saltimbancos, formando uma roda na praça para exibir suas habilidades, músicas e divertir as pessoas. Saltimbembe é um espetáculo brincante que representa a essência da linguagem desenvolvida pelo Rosa dos Ventos, com interpretação livre de artistas cômicos populares e verborrágicos, improvisadores por opção, influenciados pelo teatro, circo, palhaço de circos pequenos e principalmente pelos artistas de rua, puladores de arco da faca, vendedores de pomadas milagrosas, telepatas e repentistas que  viajam de cidade em cidade vivendo de sua arte.
Sinopse: O espetáculo é um encontro para rir de si e das personagens, é arte de rua! As técnicas de malabarismo, acrobacias de solo e perna de pau são mostradas sem formalidades e acompanhadas por música ao vivo. O público é levado a uma época anterior ao circo itinerante, quando as artes circenses eram apresentadas por artistas saltimbancos.

23h
“ESPETÁCULO DE VOCÊ” (Programação Complementar)
Escola Municipal de Teatro – Núcleo Jovens – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Pós-dramático
Direção: Leandro Cazula e Cristovam Henrique Classificação: 16 Anos
Elenco: Aline Higa, Darcylene Ervely, Felipe Citro, Guilherme Lemes, Jajá Ribeiro, Natália Torres, Evelly Vitória, Guilherme Massuchini, Larissa Shymaiank
Sonoplastia: Cristovam Henrique                       Iluminação: Leandro Cazula
Figurino:
O Grupo                                             Maquiagem: O Grupo
Duração: 60 Minutos


Release: O Núcleo Jovens, da Escola Municipal de Teatro, e Grupo de Teatro Identidade iniciaram as atividades em abril de 2012 com oficinas de iniciação e formação teatral. No segundo semestre, deram início ao estudo da peça “Espetáculo de Você” de Raquel Catunda Pereira. A Autora Raquel Catunda Pereira (2011) não faz questão de delinear crucialmente as características dos personagens. A história se inicia com o narrador fazendo perguntas que nos fazem refletir e pensar imediatamente em uma resposta sobre o assunto em pauta, que inicialmente é a Arte. Pereira demonstra uma valorização com os espectadores, como se eles também fizessem parte do espetáculo.
Sinopse: Na peça teatral “Espetáculo de você”, as cenas iniciais há um grupo de atores mascarados inseridos na plateia que ao toque do sino se manifestam e caminham em direção ao palco eles são direcionados com o badalar. Durante o espetáculo, as perguntas são traçadas diretamente aos expectadores provocando desconforto e em “Espetáculo de você” o desejo da ação atribuída à fala e à escuta é tão presente que parece, inclusive, borrar as dimensões de autor e diretor, na medida em que Raquel Catunda Pereira, ao escrever, também dá todas as dimensões da construção cênica; material, espacial e sonoramente.

Comentários

Postagens mais visitadas