GRUPO DE SÃO PAULO TRAZ, EM ESPETÁCULO, REFLEXÃO SOBRE O UNIVERSO TEATRAL


Nesta manhã de sábado haverá apresentação de Teatro de Rua, na feira matutina. Pela noite, reflexão sobre o discurso e prática do teatro.
10h
 “CIRCULANDO” (Módulo Fomento)
Gentalha Grupo de Teatro – Penápolis/SP
Local: Feira Diurna – Av. Rosário Congro           Gênero: Teatro de Rua
Direção: Rodrigo Matias                                     Classificação: Livre
Elenco: Rodrigo Matias e Fátima Pessoa
Sonoplastia: Thaisa Fernanda                  Iluminação: O grupo
Cenário: O grupo                                      Figurino: O grupo
Maquiagem: O grupo                                Duração: 60 Minutos
Release: A Gentalha Cia. de Teatro formou-se em meados do ano de 2009 pelos atores Rodrigo Matias e Fátima Pessoa. Atores que tiveram sua iniciação teatral através do Núcleo Municipal de Teatro da Prefeitura de Penápolis-SP, coordenado e dirigido pelo ator e diretor Luis Carlos Colevatti, passando posteriormente à Cia. Pano de Fundo, companhia do próprio Colevatti, onde puderam seguir sua pesquisa e desenvolvimento de forma mais aprofundada. O primeiro espetáculo da Cia., o infantil “Vou contar pra mãe!” estreou em junho de 2010, e o segundo, Circulando, que acontece na rua, estreou em fevereiro de 2012. O grupo busca estreitar a distância entre público e o artista. Por se tratar de um grupo do interior, a Gentalha se preocupa também com a responsabilidade que o artista, principalmente aqueles distantes dos grandes centros urbanos, têm de trabalhar favorecendo a formação de público, aproximando todos do fantástico mundo das artes cênicas.
Sinopse: Espetáculo de rua da Gentalha Cia. De Teatro que se utiliza da linguagem do circo-teatro para mostrar a realidade de Doni e Bininha, um casal de palhaços que após o fechamento do circo onde trabalhavam, se vêm obrigados a se aventurar por novos caminhos, inclusive às ruas, na busca da redescoberta de sua arte e sua relação com o público.


20h30min
“TERRITÓRIO BANAL”
Companhia Azul Celeste – São José do Rio Preto/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I                        Gênero: Discurso Opereta
Direção: Jorge Vermelho                                    Classificação: 14 Anos
Elenco: Kelly Simão, Gerrah Tenfuss, Alexandre Manchini e Ronaldo Celeguini
Iluminação: Jorge Vermelho                     Cenário: Jorge Vermelho
Figurino: Luis Rossi                                 Maquiagem: Jorge Vermelho
Duração: 60 Minutos

RELEASE: A escolha de um texto que analisa, questiona e entrecorta o próprio teatro vem ao encontro do interesse do grupo no seu universo de investigações, questionamentos e autocríticas – enquanto coletivo de artistas – e de cada um dos seus integrantes em busca de um teatro verdadeiro, íntegro e transparente.
Também por se tratar de texto inédito de Marici Salomão - dramaturga brasileira, contemporânea - outra tendência do grupo.
SINOPSE: A peça tem como tema o próprio teatro. A história, além de abordar assuntos pertinentes ao próprio universo da criação, é pontuado pela reflexão sobre a representação, a hipocrisia e a distância entre o discurso e a prática.

Comentários

Postagens mais visitadas