ESCOLA MUNICIPAL DE TEATRO – NÚCLEO ADULTO – ESTREIA O ESPETÁCULO DE RUA “RETIRANTES” EM TRÊS LAGOAS

Cartaz de divulgação do Espetáculo “Retirantes”
A Escola Municipal de Teatro – núcleo adulto, do Departamento de Cultura da Prefeitura de Três Lagoas em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Grupo de Teatro Identidade, estreiará o espetáculo de rua “Retirantes” em Três Lagoas, com duas apresentações. A peça teatral foi escrita por Daniel Dhemes de Penápolis/SP teve adaptações realizadas pelo Grupo de Teatro Identidade. A classificação do espetáculo é livre.

As apresentações do Espetáculo ocorrerão neste domingo e na segunda-feira, 29 e 30 de Abril respectivamente, às 20h30min, na Praça Ramez Tebet, no centro de Três Lagoas.

Foto de cena do Espetáculo “Retirantes”
O núcleo adulto, da Escola Municipal de Teatro e Grupo de Teatro Identidade, iniciou as atividades em abril de 2011 com oficinas de inserção e formação teatral. A partir do segundo semestre, iniciaram os estudos do espetáculo de rua “Retirantes”, do autor Daniel Dhemes de Penápolis/SP, que se manteve perante o processo de criação e representação cênica. A peça é um drama com características do teatro popular, retrata os desejos e utopias de um povo que anseia melhores condições de vida em lugares desconhecidos.

O enredo é baseado na história de um personagem que deixa sua terra natal sonhando com uma vida melhor em uma grande cidade. No espetáculo é abordada a temática da migração temporária no Brasil, elucida-se o fator de deslocamento de pessoas que vão e voltam de um local a outro e o processo social que eles vivem, que é o de sair e retornar. Porém, retornar para onde? Para quem? Ao retornar o migrante já não é o mesmo e por ter que sair nas condições em que sai, modifica as relações sociais do seu grupo de origem, altera a organização da família, a divisão do trabalho familiar e o lugar de cada um. O que encontra quando retorna, já não é aquilo que deixou. Ele nem mesmo se reencontra porque já é outro, procurando ser o mesmo.
Foto de cena do Espetáculo “Retirantes”
O espetáculo Retirantes retrata a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor fora do seu local de origem. Retirante é o homem que viaja de onde mora a outro lugar em busca de subsistência, fugindo das amarguras do seu local de origem. O teatro de rua trata da questão migratória, influenciada pela miséria que atinge o país. Aponta o sofrimento do povo brasileiro e suas aflições na busca de novos horizontes que nem sempre são concretizados devido às questões sociais e econômicas que permeiam a nossa sociedade.

A direção do espetáculo é de Leandro Cazula e o elenco composto pelos atores: Carol Feliciano, Cassio de Sousa, Cristina de Freitas, Helia dos Santos, Jaqueline França, Juliana dos Santos, Leandro Cazula, Manoel de Souza, Odair Alves e Samara Gobira, que são concluintes das atividades da Escola Municipal de Teatro – Núcleo Adulto. A concepção dos figurinos, adereços e sonorização é do próprio grupo e a maquiagem tem o apoio de Giovanni Piancelli Zanutto.
Foto de cena do Espetáculo “Retirantes”
Em 2011 a Escola Municipal de Teatro, com os núcleos: crianças e adolescentes, jovens e adultos, trabalharam as atividades que visam desenvolver as habilidades do teatro entre os participantes, estimulando-os para explorarem suas potencialidades a fim de colocar em prática com o grupo, identificando sua capacidade corporal, vocal e interpretativa direcionadas ao teatro. O principal objetivo foi de trabalhar fluentemente para a elaboração de espetáculos e esquetes teatrais, atividades culturais e recreativas, eventos do setor cultural, para serem destinados e desenvolvidos à comunidade três-lagoense.

A Escola Municipal de Teatro está vinculado ao Grupo de Teatro Identidade, que é desenvolvido desde 2005 em Três Lagoas. O grupo conta com a participação anual de diversas pessoas, dentre elas, acadêmicos da UFMS, estudantes de escolas do município e pessoas da comunidade em geral, presentes nos encontros, oficinas e ensaios.

Foto de cena do Espetáculo “Retirantes”
SERVIÇO:
Espetáculo: “RETIRANTES”
LOCAL DA APRESENTAÇÃO: Praça Ramez Tebet, Centro de Três Lagoas
DATAS: Domingo e segunda-feira, 29 e 30 de abril de 2012 HORÁRIO: 20h30min
CLASSIFICAÇÃO: Livre
TEXTO: Criação Daniel Dhemes com Adaptações do Grupo de Teatro Identidade
DIREÇÃO: Leandro Cazula
MAQUIAGEM: Giovanni Piancelli Zanutto
FIGURINOS, ADEREÇOS, SONORIZAÇÃO: O Grupo
ELENCO: Carol Feliciano, Cassio de Sousa, Cristina de Freitas, Helia dos Santos, Jaqueline França, Juliana dos Santos, Leandro Cazula, Manoel de Souza, Odair Alves e Samara Gobira.
DURAÇÃO: 40 minutos GÊNERO: Drama – Teatro de rua
Escola Municipal de Teatro – Núcleo Adulto

Grupo de Teatro Identidade – Três LagoasTrês Lagoas, 23 de abril de 2012
Informações: 




67-3929-1133 begin_of_the_skype_highlighting            67-3929-1133      end_of_the_skype_highlighting Ramal 223 / 9988-5148 / 9151-0008 / http://teatroidentidade.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas