MS EM CENA recebe grupo de Araçatuba/SP com Comédia Clownesca nesta quinta-feira



A Semana Cultural – MS EM CENA – 5ª. Representação prossegue sua programação com apresentações de grupos de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. O público interessado deve retirar o ingresso com uma hora de antecedência no local das apresentações.
Hoje, dia 10 de novembro, às 20h30, o espetáculo “Sonhos de Palhaço”, do grupo Os pregadores do Riso, de Araçatuba/SP. O espetáculo mostra um dia típico na vida de dois amigos, um deles, um feixe de nervos, obrigado ao constante exercício do controle para não estourar, o que o torna o mais caprichoso dos dois. O outro, dono de uma lógica peculiar, de tão conformado beira a estupidez. E assim é conduzido o espetáculo, como em um cabo de guerra cuja corda que os une é a amizade.
A semana cultural segue com apresentações teatrais diárias até o dia 13 de novembro. Três Lagoas: palco de espetáculos, plateia de emoções.






PROGRAMAÇÃO DETALHADA
  • QUINTA-FEIRA – 10/11
20h30min
“SONHOS DE PALHAÇOS”
Os Pregadores do Riso – Araçatuba/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Gênero do Espetáculo: Comédia Clownesca
Autor do Texto: Flávio Estevão
Direção: Flávio Estevão
Elenco: Marcelo Messias De Souza e Fabio Henrique Reichemback
Sonoplastia: Flávio Estevão
Iluminação: Flávio Estevão
Cenário: Flávio Estevão/ Antonio Carlos
Figurino: Flávio Estevão
Maquiagem: Flávio Estevão/ Marcelo Messias
Tempo de duração do espetáculo: 50 minutos
Classificação: 5 Anos
Sinopse: O espetáculo mostra um dia típico na vida de dois amigos, um deles, um feixe de nervos, obrigado ao constante exercício do controle para não estourar, o que o torna o mais caprichoso dos dois. O outro, dono de uma lógica peculiar, de tão conformado beira a estupidez. E assim é conduzido o espetáculo, como em um cabo de guerra cuja corda que os une é a amizade. Um espetáculo criado a partir do jogo entre o Clown Branco (a voz da razão) e o Clown Augusto (a pureza da ingenuidade) sendo eles: a professora e o aluno sapeca, a mãe e o filho arteiro, podemos até dizer que são o anjo com a espada flamejante nas mãos e o pecador ajoelhado pedindo clemência. Em suma, duas atitudes psicológicas do homem, o impulso para cima e o impulso para baixo, dividido e separado.
Release: “O sorriso é para a humanidade o que um raio de sol é para as flores” (Joseph Addson). É baseando-se nessa frase que o grupo Os Pregadores do Riso apresenta uma comédia teatral sobre a importância de conviver com as diferenças, usando para isso a figura do palhaço. Em outros tempos, o palhaço exprimia a sátira, a violência, a crueldade e a condenação da hipocrisia e da justiça. O valor do palhaço como observador e crítico do comportamento humano é ímpar e contundente. Ele é um poeta da ação. Queremos que o público desfrute do prazer de rir de si próprio. O Espetáculo aborda um dia típico na vida de dois palhaços, porém, com um estudo psicológico em que ficam evidentes duas forças opostas. O impulso para cima e o impulso para baixo, de um lado o clown Branco representando o poder e a força governamental, de outro o clown Augusto, o eterno perdedor, representando todos os injustiçados. O roteiro é composto por cenas que evidenciam questões simples como a luta pela comida na qual os que têm mais escolhem como e quando os eu têm menos podem comer. Em uma outra cena fica evidenciado o domínio do poderoso sobre o fraco quando o Branco sobe nas costas do Augusto para alcançar o que deseja.
Com a idéia também de homenagear o circo existem cenas que remetem as paródias militares incluindo também uma alusão aos números eqüestres (motivo principal da criação do circo).
Um espetáculo também criado como o jogo dos clowns para ser visto sob os dois pontos de vista: o Branco (razão) e o Augusto (emoção), por isso um espetáculo que conseguiu quebrar a barreira entre crianças e adultos, pois ambos assistem ao espetáculo e se divertem juntos, porém, cada um com seu ponto de vista.

Comentários

Postagens mais visitadas