PROGRAMAÇÃO DETALHADA "MS EM CENA - 5ª Representação"


APRESENTAÇÃO
A “Semana Cultural” denominada de “MS em Cena – 5.ª Representação” é uma idealização do Grupo de Teatro Identidade, da Prefeitura de Três Lagoas através do Departamento de Cultura e da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, sendo que nesta edição, o evento, tem o investimento do Fundo de Investimentos Culturais – FIC, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O evento já foi realizado em quatro ocasiões nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010. O objetivo do evento é levar o teatro e outras artes, como a música e a dança, à comunidade, oferecendo cultura e entretenimento, para concretização de formação de plateia.
A “Semana Cultural – MS em Cena 5.ª Representação” visa realizar um ciclo anual de apresentações de peças teatrais e outras atividades culturais, produzidas para o público infantil ou adulto, buscando novas formas de estímulo aos grupos locais e de outras regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, que pretende valorizar o teatro, a dança e a música, enquanto recurso de lazer, cultura e conscientização dos problemas sociais que afligem a sociedade brasileira. Com a realização do evento promove-se o intercâmbio entre grupos teatrais da região de Três Lagoas/MS, do Estado de Mato Grosso do Sul e de outros grupos representativos de diversas regiões, próximas da cidade sede. O evento visa, ainda, destacar e divulgar as atividades artísticas, promover a interação entre os processos de criações teatrais, bem como valorizar as artes cênicas e incentivar as manifestações culturais.

A 5.ª REPRESENTAÇÃO
O evento será realizado no município de Três Lagoas, no período de 04 a 15 de novembro de 2011, em locais específicos para a realização das apresentações; na UFMS – no Anfiteatro da Unidade I (Próximo ao exército), na Praça Ramez Tebet, Feira da Av. Rosário Congro, o Saguão da Antiga Prefeitura (em frente à Praça Ramez Tebet) e no Galpão da Antiga N.O.B. (ao lado da antiga Estação Ferroviária). Todas as atividades da Semana Cultural serão gratuitas, direcionadas a toda população três-lagoense.
O público interessado em prestigiar os espetáculos, da programação do evento, deverá retirar os ingressos com uma hora de antecedência no local onde ocorrerá a apresentação, exceto para os espetáculos que acontecerão na Feira e na Praça Ramez Tebet.
Serão apresentados 19 espetáculos teatrais selecionados para a programação do evento, sendo 4 espetáculos adultos, 3 espetáculos infantis, 2 espetáculo circenses e 3 espetáculos de rua, contemplando 4 diferentes grupos de Mato Grosso do Sul e 10 diferentes grupos do estado de São Paulo, mais 2 espetáculos do Módulo Fomento da cidade de Três Lagoas, 1 espetáculo de Grupo Convidado e mais 2 espetáculos do Grupo de Teatro Identidade, que organiza o evento, e complementará a programação.
A arte de representar se constitui em uma atividade das mais ricas e completas. O teatro possibilita, entre outras coisas, que a criança e o jovem interajam com conceitos e desenvolvam a aprendizagem de maneira espontânea e prazerosa. Nesse sentido, o projeto “Semana Cultural – MS em Cena – 5.ª Representação” tem como objetivo de realizar diversas apresentações teatrais. Como parte complementar pretende-se fomentar o teatro e práticas culturais nas escolas públicas estaduais e municipais, privadas, de Ensino Fundamental e Médio do município, e dar visibilidade a essas escolas, mostrando à sociedade o seu grande potencial criador, possibilitando a inserção de suas apresentações no evento.


DEBATEDORES
O evento contará com dois debatedores que acompanharão toda a programação dos espetáculos que serão apresentados durante o evento, e propiciarão ao público presente um bate-papo após cada apresentação, elucidando aspectos técnicos e formativos do trabalho apresentado, fomentando a formação de plateia em Três Lagoas e acrescentando elementos teóricos e metodológicos aos grupos participantes do evento. Os debatedores foram convidados pela Prefeitura de Três Lagoas, através do Departamento de Cultura, por serem profissionais das artes cênicas e com atuação relevante para a proposta, além de ampliar os objetivos do evento em relação ao seu crescimento técnico e profissional.
JULIANA CALLIGARIS: Atriz, professora e pesquisadora teatral desde 1991. Formada em Artes Cênicas e Filosofia pela UNICAMP, fez pós-graduação em nível de especialização em Simbologia teatral pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Atriz fundadora do Grupo Trilhas da Arte - Pesquisas Cênicas. Atua no espetáculo "Senhorita Júlia" de A. Strindberg, sob direção de Antonio Ginco e é Coordenadora Artística do Estação Caneca - Espaço Cultural Trilhas da Arte, em São Paulo.
LUIZ CARLOS LARANJEIRAS: Dramaturgo, ator, diretor e mestre em Filosofia, com dissertação sobre o teatro de Nelson Rodrigues. Como autor, teve as peças “Folia da terra”, 1º lugar, e “Entre o céu e a terra”, 2º lugar no Prêmio “Ana Maria Machado de Dramaturgia 2008”. Como diretor, destaque para “As patacoadas de Cornélio Pires”, com o Andaime Teatro/SP, “A casa de dentro da gente”, com a Caixa de Histórias/SP, e “1, 2, 3, tá com você!”, teatro de rua com a Farândola Trupe/SP. Nascido no Rio, estudou na Escola de Artes Visuais, em São Paulo. Realiza o projeto “Teatro da Roda Dança/Palco e Rua” na Fundação de Apoio à Faculdade de Educação/USP e é pesquisador do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação na ECA/USP. De 1981 a 1996 integrou o Teatro Vento Forte/SP e participou de festivais nacionais e internacionais de teatro de rua, de animação e teatro de grupo.
Informações:
67-3929-1133 Ramal 223 / 9988-5148 / 9106-6103 / 8123-9301
http://teatroidentidade.blogspot.com - www.treslagoas.ms.gov.br


PROGRAMAÇÃO DETALHADA

09h (Sábado - 29/10)
Arrastão de Sombras
Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas/MS
Local: Centro Três Lagoas
Sinopse: O “Arrastão de Sombras” priorizará a divulgação do evento e oportunizar momentos de descontração à população três-lagoense, bem como criar a interação entre os protagonistas cênicos com as pessoas em geral, por meio da ludicidade teatral, fazendo despertar a consciência do ator/atriz e cativar o interesse teatral no público.


  • SEXTA – 04/11
19h30min
“ABERTURA DO EVENTO”
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Descrição: Solenidade de abertura do evento “SEMANA CULTURAL - MS EM CENA 4.ª Representação” com a presença de autoridades das Instituições públicas organizadoras do evento; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Três Lagoas, além da participação dos representantes das empresas parceiras do evento, na qual ainda contamos com a presença de vários fazedores culturais e teatrais participantes do evento e do município de Três Lagoas.

20h30min
“A MENINA E O MENINO”
Grupo Teatral Trupe Kei – Paraguaçu Paulista /SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Gênero do Espetáculo: Comédia/Drama
Autor do Texto: Danilo Salomão Simões
Direção: Samira Soares de Moura
Elenco: Roseli Martins Domingues, Samira Soares de Moura e Danilo Salomão Simões
Música Original: Danilo Salomão Simões/ Samira Soares de Moura
Sonoplastia: O Grupo (Música ao vivo)
Iluminação: Adriano Ramos Stern
Cenário: Adriano Ramos Stern
Figurino: O Grupo
Maquiagem: O Grupo
Tempo de duração do espetáculo: 50 minutos
Classificação: 7 Anos
Sinopse: O espetáculo “A Menina e o Menino” conta a história de uma menina que sempre viveu brincando sozinha em seu quintal, até que um dia surge um menino dizendo estar ali atendendo a um chamado do coração dela. A partir disso, eles se envolvem em muitas brincadeiras e aventuras, cheias de música e emoção. Uma história de amizade, confiança, amor e saudade, muita saudade....


  • SÁBADO – 05/11
15h
“O REI QUE NÃO SABIA RIR”
Identidade Teatral – Campo Grande/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Gênero do Espetáculo: Comédia Infanto Juvenil.
Autor do Texto: Marcos Alexandre de Melo
Direção: Marcos Alexandre
Elenco: Ângela Montealvão e Marcos Alexandre
Música Original: Cia Identidade Teatral
Sonoplastia: Cia Identidade Teatral
Iluminação: Catarina Guerch
Cenário: Marcos Alexandre
Figurino: Ângela Montealvão (concepção) Ladir Nantes (confecção)
Maquiagem: Ângela Montealvão
Tempo de duração do espetáculo: 40 minutos
Classificação: 3 Anos
Sinopse: Um Rei rabugento propõe a troca de função com o Bobo da Corte sem o conhecimento do Guarda Real, instalando, a partir daí, uma série de confusões e equívocos no castelo, garantindo o que nos atrevemos denominar como “Comédia para a Infância”. Com apenas dois atores em cena e lançando mão do recurso do ator coringa o espetáculo brinca e abusa do faz de conta.

20h30min
“NÚMEROS”
Os Geraldos – Campinas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Gênero do Espetáculo: Adulto
Autor do Texto: Roberto Mallet e Os Geraldos
Direção: Roberto Mallet
Elenco: Carolina Martins Delduque, Douglas Rodrigues Novais, Gustavo Valezi dos Santos, Julia Cavalcanti dos Santos e Maira Coutinho Hérissé
Música Original: Os Geraldos
Sonoplastia: Os Geraldos
Iluminação: Douglas Novais e Os Geraldos
Cenário: Roberto Mallat e Os Geraldos
Figurino: Roberto Mallat e Os Geraldos
Maquiagem: Os Geraldos e Heloisa Cardoso
Tempo de duração do espetáculo: 50 minutos
Classificação: 14 Anos
Sinopse: “Números” é uma comédia em que um grupo de artistas mambembes se multiplica em diversas funções para apresentar uma série de números inspirados na tradição circense. Um espetáculo que traduz o amor do artista pelo seu público e que apostando no talento humano para realizar essa alquimia que transforma pobreza de recursos em matérias em arte, torna-se uma metáfora não apenas na situação do artista hoje, mas do próprio povo brasileiro. Também, ele, um alquimista que transforma sua miséria material em arte, alegra e beleza.

23h
“ERA PRA SER OUTRA COISA” (Grupo Convidado)
1º Turma de Bacharelado em Artes Cênicas/UFGD – Dourados/MS
Local: Galpão da Antiga N.O.B. (ao lado da antiga Estação Ferroviária)
Gênero do Espetáculo: Teatro Pós-Dramático
Autor do Texto: O Coletivo
Direção: Gil Esper
Elenco: Alexandre Magnum, Aristeo Serra Negra, Carlos Arruda Anunciato, Isis Beatriz Anunciato, Indira Delabio Brito, Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin, Paulo Magaiver e Samara Felício
Música Original: Marcelo Jeneci, Caetano Veloso, Angelo Badalamenti/David Lynch/John Neff, Os Mutantes, The Turtles, Cazuza e Edu Lobo
Sonoplastia: João Dadico
Iluminação: Gil Esper, Rodrigo Bento e João Dadico
Cenário: O Coletivo
Figurino: Rodrigo Bento
Maquiagem: O Coletivo
Tempo de duração do espetáculo: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Seção Limitada: 120 Lugares
Sinopse: Pautado nos paradigmas do teatro pós-dramático, utiliza as tecnologias como elemento de cena, contando com uma dramaturgia fragmentada, construída a partir de textos de diversos autores, como Carlos Drummond de Andrade, Álvaro de Campos, Mário Quintana e Vicente Van Gogh, além de textos do grupo.


  • DOMINGO – 06/11
10h
“CONTAROLAR” (Programação Complementar)
Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas/MS
Local: Saguão da Antiga Prefeitura (em frente a Praça Ramez Tebet)
Gênero do Espetáculo: Infantil
Autor do Texto: Adaptação do grupo – seleção de diversas histórias
Direção: Leandro Cazula
Elenco: Bruna Neto, Carin Louro, Mariana Lemes e Tatiana Mizobe.
Sonoplastia: O Elenco
Iluminação: Manuel de Oliveira
Cenário: O Grupo
Figurino: Giovanni Piancelli Zanutto
Tempo de duração do espetáculo: 40 minutos
Classificação: Livre
Seção Limitada: 100 Lugares
Sinopse: O Grupo de Teatro Identidade apresenta, neste espetáculo, o universo lúdico e encantador da arte de contar histórias. Uma sequência de várias histórias e canções que nos transportará ao mundo da imaginação.

15h
“LÚMINA”
Cia Cupim de Teatro – Americana/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Gênero do Espetáculo: Drama
Autor do Texto: Aguilar Cardoso
Provocação: Alice Possani.
Elenco: Bruno Aguilar Cardoso, Larissa Robles e Thábata Ariane Casonato de Carvalho
Música Original: Thábata Carvalho
Sonoplastia: Paloma Barreto
Iluminação: Lucas Rodrigues
Cenário: O Grupo
Figurino: Croquis: Bruno Cardoso, Execução: Larissa Robles
Maquiagem: O Grupo
Classificação: 6 Anos
Sinopse: Uma noite como outra qualquer, se não fosse por uma estrela; uma estrela como outra qualquer, se não fosse por uma menina; que tinha o nome de Anita e era comum, se não fosse por Lampejo; esse igual a tantos outros de sua idade, se não fosse por seu destino; o de se encontrar com Anita, que falava com estrelas à noite; uma noite como outra qualquer.

20h
“PALHAÇO NO ½ DA RUA”
Circo do Mato – Grupo de Artes Cênicas – Campo Grande/MS
Local: Praça Ramez Tebet
Gênero do Espetáculo: Comédia
Autor do Texto: Circo do Mato – Grupo de Artes Cênicas
Direção: Circo do Mato – Grupo de Artes Cênicas
Elenco: Aline Duenha, Mauro Guimarães e Yago Garcia
Música Original: Domínio público
Sonoplastia: Aline Duenha
Iluminação: Nihil
Cenário: Mauro Guimarães
Figurino: Mauro Guimarães
Maquiagem: Circo do Mato – Grupo de Artes Cênicas
Tempo de duração do espetáculo: 50 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: É um espetáculo de Circo-Teatro, andante e de simples assimilação. Constituído de música, teatro e diálogo diretor com o circo; o espetáculo é lírico, poético, esteticamente marcado para relembrar os tradicionais circos brasileiros e suas pequenas famílias circenses. “O Palhaço no ½ da Rua” é, antes de tudo, um projeto de resgate da manifestação circense, genuinamente brasileira, da família circense brasileira.

23h
QUERÔ-SENE
Grupo de Estudo e Teatro Theastai – Dourados/MS
Local: Galpão da Antiga N.O.B. (ao lado da antiga Estação Ferroviária)
Gênero do Espetáculo: Drama
Autor do Texto: João Rocha (texto baseado no romance Uma Reportagem Maldita “Quero”, de Plínio Marcos)
Direção: João Rocha
Elenco: Wagner Farias Torres, Paulo Henrique Porto, Vanessa Rodrigues Morais, Wesley da Silva e Abner Diniz
Música Original: Não Há
Sonoplastia: Jorge Nilson
Iluminação: Kadu Bonomo
Cenário: Grupo
Figurino: Grupo
Maquiagem: Grupo
Tempo de duração do espetáculo: 55 minutos
Classificação: 16 Anos
Seção Limitada: 120 Lugares
Sinopse: Jerômino da Piedade, conhecido como Querosene ou vulgo Querô, que desde pequeno conhece a cruel e brutal realidade das ruas e o descaso da sociedade, criado por uma prostituta que o maltratava e espancava. Após fugir, encontra abrigo nas ruas de Santos, onde a única mãe que tinha era a mãe pátria Brasil, que conduz para seu final feliz ou infeliz.


  • SEGUNDA-FEIRA – 07/11
20h30min
“MARCELO MARMELO MARTELO”
Cia. Azul Celeste – São José do Rio Preto/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Gênero do Espetáculo: Infantil
Autor do Texto: Da obra de Ruth Rocha, Dramaturgia Cintia Alves
Direção: Jorge Vermelho
Elenco: Kelly Simão, Ronaldo Celeguini e Pedro Gabriel Torres
Música Original: Raphael Pagliuso Netto
Iluminação: Guilherme Bonfanti
Cenário: Jorge Vermelho
Figurino: Luis Rossi
Maquiagem: Alex Dark
Tempo de duração do espetáculo: 50 minutos
Classificação: 5 Anos
Sinopse: Marcelo é um menino como tantos meninos, que faz mil perguntas para entender o mundo à sua volta, mas um dia ele resolve questionar por que as coisas têm os nomes que têm. Sem respostas que satisfaçam sua aguçada curiosidade, Marcelo começa a criar sua própria linguagem. A partir daí, adota um vocabulário próprio e propõe um mundo com outros significados.


  • TERÇA-FEIRA – 08/11
20h30min
“DOM CAIXOTE E O BODE”
Cia Burucutu – Araraquara/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Gênero do Espetáculo: Comédia
Autor do Texto: Carla Tito
Direção: Carla Tito
Elenco: Clarinda Tito e Gustavo Aragoni
Música Original: Cris Russo/Tárcio de Almeida
Sonoplastia: Cris Russo
Iluminação: Cris Russo
Cenário: Cris Russo/ Carla Tito
Figurino: Carla Tito/ Clarinda Tito
Maquiagem: Carla Tito
Tempo de duração do espetáculo: 45 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: O nosso “Dom Quixote” encontrará várias aventuras durante essa viagem, ainda embutido da essência do personagem original, Dom Caixote participará de situações criativas e inesperadas como enfrentar uma entidade folclórica do sertão, conhecer Padim Cícero, perambular por festas religiosas e tradicionais. E o que aconteceria se Dom Caixote encontrasse o mais famoso cavaleiro andante daquelas bandas: Virgulino Lampião?


  • QUARTA-FEIRA – 09/11
15h
“A VARINHA MÁGICA” (Módulo Fomento)
Grupo Municipal de Circo e Teatro Libertarte – Três Lagoas/MS
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I
Gênero do Espetáculo: Infantil
Autor do Texto: Bernardino Corrar (Adaptação: Paulo Sanches)
Direção: Paulo Sanches
Elenco: Amanda Mazzuchielli, Claudia Venâncio, Douglas Ferreira, Guilherme Campos e Weslley Tomicha
Música Original: Trilha sonora músicas de circo
Sonoplastia: Aline Mazuchielli
Iluminação: Daiane Colino
Cenário: Paulo Sanches
Figurino: Márcia Sanches
Maquiagem: os próprios atores
Tempo de duração do espetáculo: 45 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: A Varinha Mágica mostra um pouco do circo com o mágico dos palhaços e a fada, os três elementos que invadem o olhar dos pequenos e pequenas. Um mágico perde sua varinha mágica por descuido e recorre à fada para encontrá-la, mas quem a encontra é um dos palhaços que tem muita sorte no que diz respeito a achar coisas.

20h
“A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN”
Grupo Rosas dos Ventos – Presidente Prudente/SP
Local: Feira Noturna – Av. Rosário Congro
Gênero do Espetáculo: Farsa
Autor do Texto: Anônimo
Direção: Roberto Rosa
Elenco: Fernando Ávila, Gabriel Mungo e Tiago Munhoz
Música Original: Robson Toma
Sonoplastia: Robson Toma
Cenário: O Grupo
Figurino: O Grupo
Maquiagem: O Grupo
Tempo de duração do espetáculo: 70 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Um espetáculo de Teatro de Rua que propõe uma saborosa fusão entre circo e teatro. Um trabalho instigante, atual e curioso que utiliza o jogo do palhaço, acrobacia, malabarismo, pernas de pau e música ao vivo para contar a história do Advogado Palhelin, um grande trapaceiro. Com muito humor, num tom muitas vezes escatológico e impudoco, A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN mexe com os poderes morais e políticos, num jogo em que as personagens e público se envolvem numa festa cômica, trazendo à cena seres alucinados pela pobreza e pelos humores do baixo ventre que se embriagam com a possibilidade de trapacear a todos e a si próprios.


  • QUINTA-FEIRA – 10/11
20h30min
“SONHOS DE PALHAÇOS”
Os Pregadores do Riso – Araçatuba/SP
Local: Anfiteatro da UFMS – Unidade I

Comentários

  1. puxa queria uma programação dessa para Campo Grande, show de bola,Parabéns Três Lagoas!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que continua rolando programações culturais desse porte. Tenho acompanhado o proejto desde o início e fico feliz em ver que cada vez mais a arte ganha peso para os tres-lagoenses.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas