Grupo de Teatro Identidade recebe premiação por participar de Festival

Artistas três-lagoenses apresentaram os espetáculos “Contarolar” e “A Floresta do Raio Vermelho”, no interior paulista

Apresentação do Espetáculo CONTAROLAR


O Grupo de Teatro Identidade de Três Lagoas participou no dia 21 de setembro do 12º Festival de Teatro da Cidade de Penápolis, realizado no período de 16 a 24 de setembro sob a coordenação do Núcleo Municipal de Teatro de Penápolis.
Os artistas três-lagoenses apresentaram os espetáculos “Contarolar” e “A Floresta do Raio Vermelho” no Cine Teatro Lúmine, conquistando dois troféus para a Cidade.

Perante a idealização dos espetáculos do Grupo de Teatro Identidade, a comissão organizadora do 12º FETEP, efetivou o convite ao grupo teatral, concretizando a ida das peças ao município de Penápolis, que conta com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, através do Departamento de Cultura e da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Apresentação do Espetáculo A FLORESTA DO RAIO VERMELHO
O 12º FETEP abordou o tema “Paralelos”, como forma de expor o teatro e seus duplos (bem x mal; belo x feio; ódio x amor) e também uma alusão às quatro linguagens artísticas (música, dança, artes plásticas e teatro) e a interação entre elas dentro dos espetáculos que serão apresentados. De acordo com o diretor Leandro Cazula, o Festival de Teatro não teve caráter competitivo, foi uma mostra de espetáculos em que os grupos fizeram um bate-papo com o público após as apresentações.
“Hoje em dia muitos festivais não têm a característica da competitividade, os festivais dos grandes centros como Curitiba, São José do Rio Preto e São Paulo vivem dessa linguagem. Oportunidades como essa são importantes para que possamos visualizar o teatro de forma mais ampliada, além do contato com outras linguagens dos espectadores e das próprias pessoas que concebem as apresentações”, explicou Cazula.

Já Mariana Lemes, atriz e professora do núcleo municipal de teatro para crianças, destaca sua participação nos festivais de teatro. “Sempre aprendo muito com a troca de vivências, a realidade dos outros grupos e opiniões de outras pessoas conceituadas”, destacou Mariana que ingressou no teatro através do curso de extensão oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Entrega da Premiação
“CONTAROLAR”
Com elaboração dramatúrgica e texto do próprio grupo com a direção de Leandro Cazula, o espetáculo apresenta o universo lúdico e encantador da arte de contar histórias através de uma sequência de várias histórias e canções que nos transportará ao mundo da imaginação.
A peça tem classificação livre e é indicada para todos os públicos. O elenco é composto pelas atrizes e contadoras de histórias: Bruna Neto, Carin Louro, Mariana Lemes, Nadialine Stefan e Tatiana Mizobe. A iluminação é de Manoel de Oliveira, figurinos de Giovanni Piancelli Zanutto e a preparação corporal das atrizes ficou sob a responsabilidade de Thiago Ramalho.

“A FLORESTA DO RAIO VERMELHO”

De autoria de Jomar Magalhães, o espetáculo infantil conta a estória de seus moradores que, para proteger o seu habitat, começam uma busca por um objeto desconhecido que faria cair uma chuva prateada e afastaria todos que desejassem mal à natureza. A direção do espetáculo é de Leandro Cazula e o elenco é composto pelos atores e atrizes: Iris Greque, Liliam Carolini, Nadialine Stefan, Rafaela Penrabel, Tatiana Mizobe, Mariana Lemes, Cristóvão Henrique, Bruna Neto, Glenda Lorencetti e Raquel Henares, com apoio técnico na sonoplastia de Carin Louro e na iluminação de Manoel de Oliveira.




Troféus recebidos pelo Grupo de Teatro Identidade

TROFÉU “SÃO FRANCISCO EM CENA PENAPOLENSE”

O troféu “São Francisco em cena penapolense” foi criado pelo artista plástico Márcio José Gonçalves e é uma releitura do monumento de São Francisco de Assis.
As esculturas foram confeccionadas especialmente para o 12º FETEP, desenvolvidas manualmente em papel machê, gesso acartonado, arame, cola e pigmentos acrílicos e uma técnica de oxidação, dando o efeito de ferro enferrujado. O uso desses materiais promove o princípio de sustentabilidade e confere uma função nova às esculturas, que são únicas, originais e com diferentes volumes, movimentos e texturas.

Comentários

Postagens mais visitadas