“A FLORESTA DO RAIO VERMELHO” no FESTIVAL DE TEATRO DE TUPÃ/SP



GRUPO DE TEATRO IDENTIDADE DE TRÊS LAGOAS PARTICIPARÁ DE FESTIVAL DE TEATRO EM TUPÃ/SP COM O ESPETÁCULO INFANTIL “A FLORESTA DO RAIO VERMELHO”

O Grupo de Teatro Identidade de Três Lagoas foi selecionado e convidado para apresentar o Espetáculo Infantil “A Floresta do Raio Vermelho” no 10.º Festival de Teatro Amador da Estância Turística de Tupã (FESTAETT) no próximo dia 03 (três) de Junho. O Festival acontecerá no referido município de 28 (vinte e oito) de Maio à 04 (quatro) de Junho, e será dividido em duas modalidades, infantil e adulto. O evento contará também com um corpo de jurados e debatedores teatrais, além de premiações aos grupos selecionados, incluindo requisitos como: melhor atriz, melhor ator, melhor cenário, melhor figurino, entre outros, lembrando que as premiações não serão pecuniárias e não terá nenhum caráter competitivo, uma vez que o objetivo do evento será a interação dos grupos, bem como o enriquecimento de experiências dos mesmos, além de poder contribuir com o crescimento cultural do município de sede do evento.

Serão apresentados, ao todo, onze espetáculos, sendo sete para o público adulto, no período noturno e quatro espetáculos para o público infantil, no período da tarde, que ocorrerão no Clube dos Comerciários. A entrada, para assistir a quaisquer um dos espetáculos, será “um litro de leite longa vida”, e a troca pelo ingresso das peças será feita em um local ainda não determinado pela produção do festival. A realização do 10° Festival é o resultado da parceria entre o Grupo Ágape de Teatro, Secretaria de Cultura e Turismo da Estância Turística de Tupã e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, através da Delegacia Regional de Cultura sediada em Marília e supervisionada pela Federação de Teatro da Alta Paulista – FETALPA.

O Grupo três-lagoense, com a peça teatral “A Floresta do Raio Vermelho”, realizará sua apresentação na sexta-feira, penúltimo dia do evento, dia 03 de junho, às 15 horas, no Clube dos Comerciários. A peça tem classificação livre, e é indicada para todos os públicos, crianças e adultos, pois aborda a temática ambiental em sua representação, protagonizada por diversos personagens de uma floresta que estão se organizando para defendê-la da destruição e para preservarem suas próprias vidas.

O espetáculo foi elaborado durante o ano de 2009 através do desenvolvimento do Projeto de Extensão “Projeto Identidade V” – CPTL/UFMS, num processo de seis meses de duração, para a criação cênica do mesmo. Com duração de 40 minutos, o espetáculo já foi apresentado inúmeras vezes naquele ano e em 2010, atingindo aproximadamente 6000 (quatro mil) pessoas, entre crianças das escolas do município e adultos de Três Lagoas e Região. Neste ano de 2011 o Espetáculo continua sua representação, na qual ainda se pretende levar o mesmo para diversas localidades, inclusive para outras mostras e festivais teatrais. É a terceira vez que o espetáculo deixará a cidade de Três Lagoas, onde na primeira ocasião a peça teatral foi apresentada em Penápolis/SP no último mês de Novembro de 2010 e a segunda no município de Zacarías/SP, em Abril deste ano.

Perante a inscrição do espetáculo infantil do Grupo de Teatro Identidade no referido Festival e a divulgação do aceite e convite pela comissão organizadora do 10.º FESTAETT, se efetivou novamente a possibilidade de levar o espetáculo a outro município, que conta com o apoio incondicional da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura de Três Lagoas, através do Departamento de Cultura.

A história do espetáculo transcorre entorno do personagem Burraldino, que é um burrinho muito sarcástico e esperto. Cansado de sofrer maus tratos na cidade, decide fugir e acaba chegando a uma floresta muito especial, a “Floresta do Raio Vermelho”. Na Floresta ele conhece uma árvore falante, que para sua surpresa até então árvores não falavam com animais. No local onde está fixada a árvore, se encontram vários animais, pois a floresta corre risco de ser destruída por lenhadores e caçadores. Os moradores da floresta decidiram se reunir em assembleia para tentar descobrir um meio de proteger o seu habitat. Na tentativa de ajudar seus novos amigos, os animais e um indiozinho chamado Tucanã, começam uma busca incessante por um “objeto” desconhecido que faria cair uma chuva prateada sobre a floresta, e isso afastaria todos os homens que desejassem mau a natureza. Kiko, o macaco, já cansado de tanto procurar o tal objeto em vão, decide tocar o apito que seu avô, Macaco Véio, deu pra ele. No momento em que o apito é assoprado, nuvens negras cobrem toda a floresta e cai a tão desejada chuva prateada, afastando todos os homens de coração mau que queriam destruir a Floresta.

O elenco é composto pelos atores e atrizes: Iris Greque, Liliam Carolini, Nadialine Stefan, Greisse Quintino, Roberta Brambilla, Tatiana Mizobe, Mariana Lemes, Cristóvão Henrique, Glenda Lorencetti, Jéssica Caetano e Raquel Henares, com apoio técnico na sonoplastia de Carin Louro e na iluminação de Glauber Stefan.

SERVIÇO:

Espetáculo: “A FLORESTA DO RAIO VERMELHO”

LOCAL DA APRESENTAÇÃO: Clube dos Comerciários – Tupã/SP

DATA: Sexta-feira, 03 de Junho de 2011 HORÁRIO: 15h

ENTRADA: 1 litro de Leite Longa Vida.

AUTOR: Jomar Magalhães DIREÇÃO: Leandro Cazula

FIGURINOS: Grupo de Teatro Identidade e Grupo PET – Geografia

DURAÇÃO: 40 minutos GÊNERO: Infantil

ELENCO: Iris Greque, Liliam Carolini, Nadialine Stefan, Greisse Quintino, Roberta Brambilla, Tatiana Mizobe, Mariana Lemes, Cristóvão Henrique, Glenda Lorencetti, Jéssica Caetano, Raquel Henares.

CLASSIFICAÇÃO DO ESPETÁCULO: Recomendado para o público maior de 03 (Três) anos

Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas

Comentários

Postagens mais visitadas